logo

Estadual

Após STF obrigar Estado dividir Fethab com municípios, pagamento acontece em abril


Por Fernanda Leite/24horasnews

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) obrigar o Estado a repassar 50% dos recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) aos municípios, o governador Pedro Taques (PDT) se viu praticamente obrigado a dividir o recurso ao qual estaria tento resistência em passar aos prefeitos. Hoje (24) o Governo anunciou que irá realizar os pagamentos no dia 10 de abril.

Taques desde quando assumiu o Governo pregou o discurso de que o compromisso na gestão sempre foi o de cumprir o que determina a lei e que o Governo do Estado não podia fazer os repasses dos valores por conta de uma liminar da Justiça concedida no final de 2014.



Mesmo com a crise financeira que afeta as contas do Estado, Taques alerto que os recursos são importantes para os municípios e, por isso, pediu empenho da equipe econômica do governo para atender a decisão judicial.

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) foi convidada a discutir os pagamentos do Fethab em reunião com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e a Procuradoria Geral do Estado nesta quinta-feira (26). O local e o horário ainda serão definidos.

Novo Fethab

O Governo do Estado já negocia o remodelamento do Fethab com a participação da AMM e deputados estaduais. Uma comissão formada para debater o assunto tem 45 dias para concluir os trabalhos e apresentar ao governador os apontamentos.

 

Para o governador, o fundo deve ser usado apenas para a sua função original, ou seja, obras ligadas ao transporte e construção de moradias populares.

 

Projeto de divisão do Fundo é de autoria de José Riva.

O projeto de divisão do Fundo foi de autoria do ex-deputado estadual José Riva (PSD) atualmente preso por corrupção na Assembleia Legislativa.

Na época, o deputado alegava que os prefeitos precisavam deste recurso e por isso, o projeto foi aprovado na Casa de Leis, e passou a valer na gestão de Pedro Taques.

Para muitos, a medida seria uma forma de “amarrar” os prefeitos em uma questão de compromisso político.

Mas, desde quando a proposta de lei foi aprovada dentro do Parlamento Estadual, o Governo já não tinha mais o que se fazer. Tornou-se Lei, agora, tem que cumprir.


ADOÇÃO LEGAL

Curso de preparação para adoção está com inscrições abertas em Mato Grosso

Em São José dos Quatro Marcos, as informações podem ser obtidas no Fórum da Comarca com a agente da Infância e Juventude, Sandra de Lima Longhi.


'DOZE ZERO'

Vacinação contra o sarampo é ampliada para todos os municípios de Mato Grosso

A 'Dose Zero' representa, portanto, uma proteção antecipada diante do atual cenário.


CADASTRO BIOMÉTRICO

Justiça Eleitoral Móvel atenderá moradores de Salto do Céu e de Rio Branco

Atendimentos começarão nesta quarta-feira (13), em Salto do Céu, e seguirão para Rio Branco, nos dias 14 e 15.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.